22 de mai. de 2011

Hoje contei pras paredes...

Eu não sei vocês, mas quando eu preciso desabafar frequentemente enfrento um problema.

Existem três erros básicos que as pessoas cometem quando tento desabafar com elas. O primeiro é achar que têm que concordar comigo. O segundo é tentar resolver meu problema. O terceiro é procurar a causa do meu problema (o que geralmente termina com a pessoa chegando a conclusão que EU causei meu problema, bem adequado para o momento ouvir algo assim hein?).

O que eu não consigo entender é qual a dificuldade que as pessoas têm em perceber que quando eu quero desabafar eu só quero... desabafar. Eu só quero falar, ser ouvida e colocar pra fora o que tava me incomodando. Sabe, sentir que alguém se importa, que alguém tá ali pra ouvir. Não quero que concordem comigo. Não quero que me deem soluções. Não quero que enforquem culpados. Só. Quero. Desabafar.

Daí depois minha mãe vem reclamar que eu falo sozinha pela casa. Gente. Que me resta? Se não posso desabafar sem ser bombardeada de julgamentos, soluções, culpados, faço o que? Falo com as paredes. Elas me ouvem, sabe. Elas não falam nada, mas tão ali, pra ouvir.


- Hoje contei pras paredes coisas da minha profissão...

2 comentários:

  1. Mas não é chato pra pessoa ouvir sem ter o que falar? Não vai dar a impressão de que ela não está escutando nada do que você diz? Eu sempre tenho a impressão de que se eu não falar nada a pessoa vai achar que eu estou cagando pra ela e sim viajando na minha mente.

    ResponderExcluir
  2. Mas Fê, a pessoa pode falar, depois de te ouvir, mas sem necessariamente falar o que acha que você quer ouvir. Dá pra demonstrar interesse e compreensão sem apontar mil soluções ou analisar culpados... Eu faço assim, só faço a pessoa se sentir acolhida, mesmo sem ter uma solução pra ela.

    ResponderExcluir